Levantamento do Ibope aponta o protagonismo das casas de apostas no futebol brasileiro

Em 2023, mercado das apostas esportivas se destacou com a presença em dos clubes da série A.

Levantamento do Ibope aponta o protagonismo das casas de apostas no futebol brasileiro

O Ibope Repucom divulgou o seu relatório intitulado "Mapa dos patrocinadores dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro 2023". O estudo apontou que o setor de apostas esportivos ganhou grande destaque no ano passado estando presente na maioria dos clubes participantes da Série A do Brasileirão.

 

Ao longo do ano de 2023, doze casas de apostas divulgaram sua marca entre 18 dos 20 clubes que fizeram parte da elite do futebol brasieliro na temporada passada. A quantidade de empresas sofreu uma queda de 16 para 12, porém, o estudo mostrou um amplo crescimento do mercado.

 

As empresas que divulgaram sua marca na temporada passada foram:

 

  • Betano;
  • Betfair;
  • Betsson;
  • Blaze;
  • Dafabet;
  • Esportes da Sorte;
  • EstrelaBet;
  • mrJack.bet;
  • Novibet;
  • PariMatch;
  • Pixbet;
  • Sportsbet.io.

 

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Em relação a acordos de patrocínio máster, as casas de apostas foram líderes disparadas em acordos, com 13 patrocínios de 9 marcas diferentes, ocupando 60% das exposições no espaço nobre dos uniformes. 

 

"Observamos uma diminuição no número de marcas em quase todos os segmentos. Analisando os seis principais setores em termos de patrocínio de camisas, notamos uma redução de 25% no número de marcas únicas na última temporada, especialmente devido à diminuição de acordos pontuais. Em média, cada clube exibia seis marcas em seus uniformes, em comparação com as oito da temporada de 2022. Uniformes menos sobrecarregados proporcionam maior destaque e prestígio aos patrocinadores, embora devamos estar atentos à possível concentração de receita em poucos patrocinadores ou segmentos específicos", destacou, ao portal UOL, Arthur Bernardo Neto, diretor de desenvolvimento de negócios do IBOPE Repucom.

 

Em 2023, 5 segmentos estiveram entre os mais presentes nos uniformes dos clubes, foram eles:

 

  • Financeiro (16)
  • Saúde (14)
  • Apostas Esportivas (12)
  • Imobiliário, construção e acabamento (11)
  • Alimentação (7)

 

O levantamento ainda mostrou que a taxa de permanência das patrocinadores na Série A é de 50% pelo terceiro ano seguido. Para Neto, 2024 pode ser um ano que representará um aumento ainda maior nos acordos entre casas de apostas e clubes "devido ao aumento significativo na receita proveniente de acordos de renovação e da entrada de novas casas de apostas", o número de patrocinadores deve se estabilizar.

 

Você poderá ter acesso ao estudo completo do Ibope Recupom clicando aqui.