Sites de apostas são atualmente o segundo destino mais acessado da internet no Brasil
Sites do setor ficam atrás apenas do Google e superam os gigantes YouTube, WhatsApp, TikTok e o portal da Globo em volume de visitas.
Autor Desconhecido em 8 de julho de 2025
Crédito da imagem: Reprodução
Segundo pesquisa publicada no LinkeIdn pelo Entrepreneur e investidor, Roger Amarante, os sites de apostas esportivas ocupam atualmente, a segunda posição entre os endereços mais acessados da internet brasileira, ficando atrás apenas do Google. Isso significa que as plataformas de apostas superaram os gigantes YouTube, WhatsApp, TikTok e o portal da Globo em volume de visitas.
Em maio deste ano, dados da SimilarWeb apontaram que os domínios terminados em “.bet.br” somaram 2,7 bilhões de acessos, equivalentes a uma média impressionante de 68 milhões de visitas por dia, sendo que, durante a final da Champions League, o número saltou para mais de 76 milhões de acessos em apenas 24 horas. Vale destacar que esses dados referem-se exclusivamente às operadoras já legalizadas no país.
Observe o gráfico a seguir.
O crescimento vai muito além de estatísticas de audiência, pois representa um movimento cultural, econômico e digital em ritmo muito acelerado no país. Apostar sempre foi uma comum no Brasil, porém, a regulamentação transformou a atividade em um mercado estruturado, visível e altamente escalável.
Tanto que, em apenas sete meses de operação legalizada, o setor de apostas já arrecadou mais de R$ 3 bilhões em impostos aplicados sobre a receita bruta de jogos (GGR – Gross Gaming Revenue). sem incluir os tributos adicionais como PIS, COFINS, ISS, IRPJ e CSLL, nem os custos das licenças, que atualmente giram em torno de R$ 30 milhões por CNPJ. Além disso, a arrecadação do segmento já gera centenas de empregos diretos e indiretos e movimenta um novo fluxo de capital na economia nacional.
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O avanço exponencial do mercado tem base sólida, pois está extremamente ligado ao sucesso das casas de apostas reguladas no Brasil e diretamente ligado a três fatores principais. Em primeiro lugar, as campanhas de marketing massivas com clubes, influenciadores digitais e eventos populares fazendo o público se familiarizar com as marcas.
Em segundo, a presença marcante nas redes sociais e o bom desempenho em mecanismos de busca tornaram as plataformas altamente visíveis e acessíveis. E, por fim, a recente liberação de aplicativos de apostas nas lojas do Google facilitou ainda mais o acesso, fidelizando usuários e reduzindo barreiras de entrada.
Enquanto cresce em popularidade, propostas legislativas no Senado visam restringir a publicidade de apostas começam a avançar no Congresso Nacional, fazendo com que apesar do crescimento, o mercado ainda sofra alguns riscos. O grande problema é que as medidas atingem apenas as plataformas legalizadas, deixando de fora os sites ilegais, que continuam operando sem fiscalização, sem pagar impostos e sem cumprir qualquer norma de segurança ao consumidor.
Segundo a Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL), 51% do tráfego de apostas no Brasil ainda vai para plataformas ilegais, ou seja, mais da metade dos brasileiros que apostam estão fora do ambiente fiscalizado e protegidos por nenhuma política pública. E essa realidade mostra que, apesar do mercado está regulado e bem visto culturalmente, ele ainda não venceu economicamente.
Isso acontece pois, as plataformas ilegais continuam operando com lucro, invisibilidade e amplo alcance. Enquanto isso, o consumidor segue exposto a riscos como fraudes, vício, ausência de suporte e a total falta de responsabilidade institucional.
Assim, é fundamental que operadoras, plataformas, associações e todo o ecossistema envolvido no mercado, deixem a postura defensiva e passem a demonstrar, com dados e ações concretas, os benefícios que o setor pode oferecer à sociedade: geração de renda, inovação, inclusão produtiva e apoio ao esporte. Com tais ações o mercado pode assim se consolidar e fortalecer as práticas de autorregulação, como já acontece em setores maduros da economia, especialmente no mercado financeiro.
Créditos de dados e referência: Roger Amarante
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